DESCUBRA COMO FAZER UMA CAMPANHA ELEITORAL DE SUCESSO

DESCUBRA COMO FAZER UMA CAMPANHA ELEITORAL DE SUCESSO

A corrida presidencial em 2018 foi marcada por muitas reviravoltas, foi um momento histórico onde os discursos ideológicos colidiram de frente no entendimento das pessoas, mais do que isso, a campanha eleitoral de muitos candidatos que saíram vitoriosos, estiveram basicamente concentradas em um tipo específico de ação.

O convencimento através de promoção dos discursos e causas utilizando as mídias sociais.

Parece estranho imaginar que, mesmo depois de tantos avanços tecnológicos, só agora os partidos abriram mão de impressão massiva de santinhos e passaram a considerar uma campanha eleitoral mais modernizada, para alcançar mais pessoas e fazer do discurso a arma mais forte para convencimento.

Se você tem pretensões políticas e o desejo de se candidatar a um cargo nas eleições municipais 2020, então não perca nenhuma das dicas que nós trouxemos para você nesse artigo.

Elaborei esse artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre como fazer uma campanha eleitoral de sucesso usando as mídias sociais, dicas completas com a opinião de profissionais de marketing político, audiovisual e consultores em tecnologias.

Você com, toda certeza, repensará tudo o que sabe sobre campanha eleitoral e quais são as principais tendências para 2020, acompanhe!

CONCEITO DAS CAMPANHAS ANTIGAS

Basicamente, o conceito das campanhas antigas e mais tradicionais da política estavam baseados em reuniões nas localidades com os cabos eleitorais, realização de comícios em carros de som, caminhadas/carreatas e, claro, o velho santinho, ou seja, aquela colinha que o eleitor vai levar na hora de entrar na cabine eleitoral.

campanha eleitoral

Esse conceito foi utilizado por muitos anos, começando mais ou menos na década de 80 e 90 e se perpetuou até os dias atuais.

Bem, esse conceito e estratégia de campanha eleitoral não é de todo ruim, afinal de contas, ele foi a base de sustentação de muitas campanhas eleitorais vitoriosas em todos os estados e municípios brasileiros.

A grande questão é que o cenário político mudou a forma como os políticos se apresentam para o eleitorado.

Faça um teste, chegue em qualquer mesa de bar e fale sobre política, um ou outro pode até ter lá suas convicções, mas sempre haverá alguém para dizer: “político é tudo igual, é tudo ladrão” ou então “todos eles roubam, pelo menos fulano fez alguma coisa”.

Na prática, esse indício e muitos outros apontam que a imagem da figura política tradicional está desgastada, e se o postulante a político deseja entrar em uma campanha eleitoral, deve experimentar novas abordagens, que o levem direto para a casa do cidadão, quer seja ele seu eleitor ou não.

MÍDIAS DIGITAIS E A RENOVAÇÃO

DESCUBRA COMO FAZER UMA CAMPANHA ELEITORAL DE SUCESSO

Com a chegadas das mídias digitais, o eleitorado abriu mão de alguns veículos de comunicação e passou a noticiar, informar e ser informado em, tempo real, pelas redes sociais.

Esse novo hábito, comum à todos os cidadãos que, de alguma forma, têm acesso à Internet, se transformou em uma grande chance para aqueles candidatos que dispõe de menos recursos e uma verba de campanha mais humilde.

Mas, o que mais chama atenção, é que não foi só o veículo de comunicação que mudou, a forma como se constrói e difunde a notícia também mudou, e muitas pessoas acabam utilizando o veículo certo, porém, transmitindo a mensagem de maneira errada.

Uma campanha eleitoral que utiliza as redes sociais como veículo de comunicação deve fazer uso de elementos e recursos gráficos diretos, sem muito texto e com a objetividade que o eleitorado moderno quer, vídeos com boa qualidade, porém leves com menos de 30 segundos são essenciais.

Em entrevista à um profissional formado em audiovisual, perguntamos qual tipo de gravação e formato de vídeo mais agrada visualmente o eleitor nas redes sociais e a resposta foi:

“existem dois tipos de gravação que devem ser utilizados na campanha eleitoral de um postulante que quer ser eleito à uma vaga como político. O primeiro é o vídeo denúncia, onde se preza pouco pelo enquadramento e som, esse tipo de vídeo deve ser curto, contando apenas onde está e o que está acontecendo, no outro, é um vídeo mais institucionalizado, onde a qualidade de som e imagem devem transmitir a segurança necessária para o eleitor”

As mesmas dicas se dão para as postagens escritas, com as diferenças que se aplicam, claro, ao veículo de compartilhamento.

COMO ESCOLHER SEU PÚBLICO EM UMA CAMPANHA ELEITORAL

DESCUBRA COMO FAZER UMA CAMPANHA ELEITORAL DE SUCESSO

Poucas pessoas sabem, mas, até nas redes sociais, onde uma publicação pode chegar ao outro lado do mundo, existem alguns critérios que podem ampliar a assertiva da publicação.

Ou seja, definir um público, sem dúvidas, faz com que sua mensagem seja aproveitada e absorvida de maneira mais eficaz, alcançando pessoas que se interessam pelo assunto e trazendo uma reação dela para o seu post.

Seja de agrado ou desagrado, já fará com que a publicação suba e seja considerada como relevante para os amigos dele e também os seus, isso é um algoritmo básico de toda rede social que, se bem aproveitado, trará sucesso à qualquer campanha eleitoral.

CUSTO BENEFÍCIO DOS ANÚNCIOS DIGITAIS

Existem empresas especializadas em promoção digital, nelas, geralmente é possível encontrar descontos vantajosos em relação à divulgação e pacotes de alcance em massa das publicações nas mídias sociais.

Mas se você pretende fazer uma campanha eleitoral mais modesta, pode começar investindo em pacotes de divulgação que custam em torno de 50,00 reais, com a garantia de visualizações e alcance de pelo menos duas à três mil pessoas.

Uma dica muito importante, é de suma importância ter um acompanhamento profissional de uma equipe que entende do assunto.

Quer saber o segredo sobre como fazer uma campanha eleitoral de sucesso? Tenha uma equipe de marketing lhe dando instruções e cuidando do visual de suas postagens.

DESCUBRA COMO FAZER UMA CAMPANHA ELEITORAL DE SUCESSO

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A ACADEMIA DE VEREADORES

Um erro comum à muitas pessoas é achar que conhecem ou que conseguem fazer uma edição de vídeo ou exageram nos efeitos especiais e acreditam que aquilo irá chamar atenção.

Chamar atenção até pode ser, mas sem credibilidade alguma, dando um ar de amadorismo à uma coisa que deveria passar uma segurança de um profissional ou candidato que sabe o que está fazendo.

Transmitir essa impressão não é uma tarefa tão simples, leva em conta vários fatores, inclusive o padrão de publicações que são postadas, ter orientação te ajudará a não cometer erros que, lá na frente, prejudicarão o seu futuro, então, não dê bobeira.

CONCLUSÃO

É isso pessoal, espero que esse artigo tenha contribuído com o conhecimento e projetos de todos, fiquem atentos as nossas dicas e boa sorte nos próximos pleitos que virão.

Gostou do nosso Conteúdo? COMPARTILHE em suas REDES SOCIAIS…

Sozinhos caminhamos devagar, porém juntos iremos muito longe, pois toda força será fraca se ela não estiver unida!

Assim como você, talvez algum amigo de suas REDES SOCIAIS pode também estar querendo saber mais sobre COMO FAZER UMA CAMPANHA ELEITORAL USANDO AS MÍDIAS SOCIAIS. Portanto COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO com o máximo de pessoas possíveis, para que elas possam tirar suas dúvidas e compreender que as mídias sociais podem lhes dar a vitória nessa eleição!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!