COMO SE CANDIDATAR A VEREADOR E SER ELEITO EM 2020

COMO SE CANDIDATAR A VEREADOR E SER ELEITO EM 2020

Olá, seja muito bem vindo(a) aqui, você chegou nesse artigo porque tem um grande desejo de saber exatamente como se candidatar a vereador, então quero lhe parabenizar por esta vontade de ser um folego novo na política, saiba que este é um grande passo que você está dando na sua vida, como pessoa e cidadão.

Nos últimos anos, o Brasil pode finalmente conhecer o lado mais obscuro e podre da política, dezenas de escândalos de corrupção eram estampados todos os dias no noticiário, indignando a todo brasileiro que trabalha, paga impostos altíssimos e não vê o seu pagamento revertido em serviços.

Pior que isso, é saber que o despertar da consciência política, para o povo brasileiro, infelizmente, foi em um momento de total descrédito do povo pela  atividade política.

Se você, assim como nós, já está farto de tanta sujeira no meio político e quer mudar esse quadro, deve ficar atento à forma sobre como ingressar na política, mais precisamente em como se candidatar a algum cargo.

Se você retrucou a hipótese de entrar no meio político, existe um questionamento que queremos te fazer nesse artigo:

Como reverter o cenário lastimável na política se você, cidadão de bem, não quer se dispor a mudar?

PORQUE TANTO MEDO DE SE CANDIDATAR?

Muitas pessoas ainda têm receio em se lançar na vida pública, os fatores são inúmeros, os dois principais são; o descrédito e a falta de informação.

Se você perguntar a qualquer conhecido como se candidatar a vereador, muitos opinarão, mas, de fato, poucos deles sabem realmente como fazer, o que fazer e qual a maneira correta de começar a se preparar.

Sendo assim, nota-se que o descrédito é, na verdade, uma consequência da falta de informação.

“Político é tudo ladrão”, “todos eles roubam” esse tipo de coisa já ficou pra trás, até porque os últimos velhos mandatários da política foram desmascarados e saíram enfraquecidos das últimas eleições gerais.

Então, se quer desmistificar a vida pública e aprender o passo a passo sobre como se candidatar a vereador, não deixe de acompanhar nossas dicas abaixo.

POPULARIDADE

como se candidatar a vereador

O primeiro passo para saber como se candidatar ao cargo de vereador é ser consciente de sua popularidade e conhecimento no seu bairro e na sua cidade, mas, principalmente, no seu bairro.

Geralmente os vereadores emergem dos bairros onde residem por motivos óbvios.

Nesses bairros, eles são mais conhecidos e populares, os moradores preferem sempre votar em alguém que eles conhecem, que saibam onde residem e que possam, de alguma forma, ter acesso ao candidato.

Isso é um costume que se repete em todas as regiões do Brasil e, talvez, tenha ligação com as fortes ações assistencialistas dos coronéis no século passado.

Eles eram eleitos políticos e votados em massa pelo seu vilarejo, a fim de que trouxesse benefícios para seu povo, que iam desde serviços comunitários até favores pessoais.

Então, aí está. Se quer saber como se candidatar, o primeiro passo é ser popular, ter a certeza de que o povo te conhece, que conhece suas referências e a sua história.

CREDIBILIDADE

COMO SE CANDIDATAR A VEREADOR E SER ELEITO EM 2020

A credibilidade do indivíduo com o povo é a chave para se candidatar a vereador, e digo isso sem medo de errar, afinal de contas, de nada adianta ser bem conhecido e não ser bem quisto.

O candidato a vereador deve ter vinculado a sua popularidade, uma postura íntegra, que transmita para o seu eleitorado uma sensação de segurança e seriedade nas ações que ele doravante tomará, se eleito vereador.

Nesse sentido, o vereador nato é aquele que consegue dialogar com todos os moradores do bairro, desde a rapaziada do barzinho até a comunidade religiosa.

Sendo respeitado por todos e visto de forma honrosa, sendo fundamental que as pessoas acreditem no seu caráter e sua integridade, sobretudo, como cidadão.

Esse é um requisito básico para todo bom político, afinal de contas, o cenário já está farto de canalhas confesso, que utilizam de manobras financeiras para, após eleito, esquecerem daqueles que os puseram lá e passar a servir aos interesses daqueles que o ajudaram financeiramente.

CAUSAS E BANDEIRAS SOCIAIS

Se você quer saber como se candidatar a vereador, tem que entender que o vereador é aquele que levanta a bandeira do povo junto ao executivo municipal, ele é aquele que escuta a população e faz das bandeiras do povo as suas bandeiras e, de fato, para se dar bem na eleição, não basta apenas ter nome.

Tem que ter causa, tem que ter projetos que levantem bandeiras sociais, e quando digo isso, não estou me referindo ao socialismo, me refiro a ouvir parte da população e abraçar as suas queixas, como sendo parte integrante de sua luta, caso vença o pleito.

CONVENÇÕES

COMO SE CANDIDATAR A VEREADOR E SER ELEITO EM 2020

Feito a auto análise para saber se você é popular, se tem credibilidade e se tem bandeiras e projetos sociais para convencer o povo, chegou a hora de vencer a burocracia que há em se candidatar a vereador.

O primeiro passo para oficializar-se como pré candidato, ou unir forças com outras lideranças políticas, são as convenções e pré convenções partidárias municipais. 

Para quem ainda não tem muita propriedade no assunto, cada partido faz um chamamento à população primeiro, através de reuniões e mobilizações nos bairros onde, geralmente, surgem as lideranças e possíveis candidatos a vereador.

As convenções partidárias são reuniões com os filiados ao partido que desejam disputar uma vaga na câmara de vereadores de sua cidade.

Assim, as siglas partidárias podem definir suas estratégias de campanha, se puder quantificar por alto, o número total de votos que cada pré candidato terá comparando ao o quociente eleitoral.

Geralmente, é tarefa do presidente regional decidir quais pré candidatos têm mais chances de vencer o pleito, ou trazer votos que ajudem os demais candidatos, para que tenham melhores chances de, também, serem eleitos.

Após as pré convenções e convenções partidárias, já estarão definidos os nomes que disputarão as eleições municipais, essas são as últimas barreiras para você, que quer aprender como se candidatar ao cargo de vereador.

Note que as convenções partidárias, na verdade, são chamamentos de pessoas que já desenvolvem algum tipo de trabalho, ou que tenha consigo uma bandeira ou militância em prol das pessoas e é reconhecido pelo povo como uma liderança.

COMO SE CANDIDATAR A VEREADOR: CONCLUSÃO

Então, agora que você já sabe como se candidatar a vereador, poderia deixar de lado essa falta de interesse ou repúdio a classe política e tentar mudá-la com as próprias mãos. As próximas eleições municipais já estão bem próximas, basta você acreditar que seu mandato pode ser possível. Até a próxima e boa sorte.

Gostou do nosso Conteúdo? COMPARTILHE em suas REDES SOCIAIS…

Sozinhos caminhamos devagar, porém juntos iremos muito longe, pois toda força será fraca se ela não estiver unida!

Assim como você, talvez algum amigo de suas REDES SOCIAIS pode também estar querendo saber COMO SE CANDIDATAR A VEREADOR. Portanto COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO com o máximo de pessoas possíveis, para que elas possam aproveitar todas estas dicas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!